2º Prêmio Câmara da Educação revela vencedores na Sala Palma de Ouro

A Câmara da Estância Turística de Salto e a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria de Educação, realizaram na quarta-feira, dia 27, na Sala Palma de Ouro, a solenidade de premiação dos projetos vencedores do 2º Prêmio Câmara da Educação. 

O objetivo é premiar escolas municipais, bem como professores e grupos de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) – ambos da rede municipal de ensino – que se destacaram em diversos indicadores e eixos temáticos. Também foi feita uma homenagem especial a professoras aposentadas que contribuíram para a educação municipal.

O prêmio é uma realização da Câmara de Salto, por meio do Comitê Gestor formado pelos vereadores Fábio Jorge, Cícero Landim e José Benedito de Carvalho “Macaia”, e foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 05/2022, de autoria do vereador Fábio Jorge.

Uma apresentação dos alunos da Fanfarra do Cemus IX “Prof.a Maria de Lourdes Guarda”, sob a regência do instrutor Bruno Reis, deu início à solenidade, seguida da apresentação musical “Ubuntu”, das alunas do Cemus IV “Prof. Odilo Della Paschoa”, coreografadas pela professora Vanessa Prata. E, ao fim do evento, as meninas do Coral do Cemus VIII “Prof.a Maria Florinda Zanni” também se apresentaram, sob a regência da professora Marina Amaral, acompanhada dos professores Josias do Espírito Santo e Getúlio Curcio.

As escolas vencedoras nas categorias relacionadas ao IDEB e à Primeira Infância receberam troféu, certificado e medalha. As professoras eméritas receberam troféu e certificado. Já os vencedores que inscreveram projetos nas categorias Professor Destaque e Primeira Infância receberam certificado e medalha.

Avaliação – Para avaliar os projetos inscritos, a Comissão de Avaliação foi formada pela diretora do Colégio Prudente de Moraes, Nilcimar Aparecida Mazetto Veronezi; pela diretora do Colégio Sapiência, Roberta Massoca Fulaz de Oliveira; pelo integrante do Conselho Municipal da Educação, Jorge Henrique Balseiros Siqueira Silva; e pelo consultor jurídico parlamentar da Câmara de Salto, Fábio Pinheiro Gazzi.

A sessão solene foi aberta ao público e contou com a participação de representantes de todos os CEMUS, dos inscritos nas categorias do prêmio e seus acompanhantes, das professoras eméritas homenageadas, dos membros da Comissão de Avaliação, além do presidente da Câmara em exercício, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel” (tendo em vista que o presidente Edival Pereira Rosa “Preto”, por uma questão de saúde, não pôde estar presente) e dos vereadores Alessandro Dernival da Silva, Cícero Landim, Gideon Tavares, Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Marcio Conrado e Vinícius Saudino de Moraes. Também estiveram presentes o prefeito Laerte Sonsin Junior; a secretária de Educação, Anna Noronha; e o secretário do Conselho Municipal de Educação, Rodrigo Lucas de Oliveira.

Vencedores do 2º Prêmio Câmara da Educação:

✅Melhor IDEB (para a escola com o melhor desempenho no último IDEB): CEMUS IV “Prof. Odilo Della Paschoa”, atingindo média de aprendizado de 7,2.

✅IDEB Avanço (para a escola com a maior variação percentual entre uma avaliação e outra do IDEB): CEMUS IX “Prof.a Maria de Lourdes Guarda”, variando de 6,0 a 6,4 pontos entre as avaliações feitas nos anos de 2021 e 2023.

✅Professor Emérito (para professores(as) aposentados(as)):

– Prof.a Graciele Cocato Merlin

– Prof.a Maria Lúcia Silvestre de Mello

✅Professor Destaque (para professores(as) que se destacaram nos seguintes eixos):

– Voz aos estudantes: Prof. Bruno Roberto Marron Nogueira – Projeto “Jogos Escolares: transformando a vida de crianças e jovens” – CEMUS X “João Baptista Ferrari”;

– Sentido para a vida no século XXI: Prof.a Andreia Ramalho da Silva Perecin – Projeto “Educação Financeira na escola: incentivando hábitos saudáveis” – CEMUS VI “Prof.a Maria da Conceição Lopes Galvão Pisciotta”;

– Valores fundamentais: Prof. Vandeicol Salviano Sabino – Projeto “Digna Idade” – CEMUS V “Luiz Rodrigues de Almeida”;

– Desenvolvimento sociocultural: Prof.a Brenda Chernoski de Carvalho – Projeto “Quem dança seus males espanta” – CEMUS XIII “Prof. José Carlos Keiller”.

✅Primeira Infância (para os grupos de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil que se destacaram no eixo Vivências na primeira infância):

– Grupo de ADIs da Creche “Prof.a Luzia Raquel Roveri”, vinculada ao CEMUS VI “Prof.a Maria da Conceição Lopes Galvão Pisciotta” – Projeto “Brincar sem brinquedo: resgatando brincadeiras antigas”: Cíntia Souza de Oliveira, Elenir Duarte da Silva Gabriel, Katia Cilene Matiusso e Larissa Laranjeira Alves;

– Grupo de ADIs da Creche Santa Efigênia, vinculada ao CEMUS IX “Prof.a Maria de Lourdes Guarda” – Projeto “Horta Comunitária”: Silvia Jussara Lima Ferreira, Joelma Costa Ferraz, Neuci Aparecida Leme, Rosemeire Correia dos Santos Melchiades, Andrea Batista dos Santos, Selma Ferreira Manso, Francisca Patrícia Ribeiro de Sousa Alves e Eliane Aparecida dos Santos Amaro.

Compartilhe esta notícia: