Ocupando o dobro de espaço da festa do ano anterior, evento teve música, gastronomia e exposições
Neste ano, a 24ª Festa Ítalo Saltense aconteceu nos dias 9, 10, 11 de junho, com extensa programação celebrando a cultura italiana. Foram três dias de festa no Pavilhão das Artes (antiga Concha Acústica), ocupando um espaço de 1200m², o dobro da festa do ano anterior, com muita música ao vivo, gastronomia e exposições sobre os imigrantes italianos. A festa, que recebeu aproximadamente 23 mil pessoas nos três dias (público flutuante), fez parte da programação especial de junho, em comemoração dos 325 anos da cidade de Salto. A entrada é franca.
Durante os três dias, um amplo cardápio gastronômico esteve disponível para os visitantes, com onze tendas de entidades sociais e culturais da cidade, oferecendo comidas típicas da imigração italiana.
Além disso, o espaço recebe três exposições. A primeira delas conta a trajetória de Archimedes Lammoglia: médico, jornalista, poeta, compositor e político saltense, filho de imigrante italiano. A segunda, organizada pela Associação Italiana Giuseppe Verdi, apresenta a história da imigração italiana em Salto. E, na terceira, a Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante oferece uma oficina de culinária italiana.
“Apesar de termos dobrado o tamanho da festa, superou a expectativa, com casa cheia em todos os dias. Já estamos trabalhando no planejamento para o próximo ano, quando devemos ampliar mais 50% do tamanho. O saldo foi muito positivo, as entidades faturam bem e o público se divertiu”, finaliza o Secretário da Cultura, Oséas Singh Jr.