11º Ecoponto “Quintal” apresenta novo conceito na aplicação de materiais reutilizáveis

A cidade de Salto, referência na gestão de resíduos e na questão ambiental, passa a contar a partir deste semestre com a 11ª unidade do Ecoponto. A construção deste novo espaço teve início na última semana e apresenta um novo conceito na aplicação de materiais reutilizáveis. A obra acontece por meio da parceria público-privada entre a Prefeitura e a CSO Ambiental.
Localizado na Avenida das Nações Unidas, no bairro Nair Maria, o 11º Ecoponto “Quintal” contará com 1200 m² e atenderá os bairros: Nair Maria, Jd. Nações, Jd. Planalto, Porto Seguro e Donalísio. O local receberá materiais como entulhos, TVs, micro-ondas, sofás, colchões, lâmpadas, móveis, madeira, óleo de cozinha, pilhas, baterias, podas de árvores em geral e pneus.
Assim como nos projetos anteriores, o Ecoponto Quintal surge como espaço que inspira a sustentabilidade através de resíduos reaproveitados e convida o munícipe a aproveitar o espaço com maior qualidade e respeito com o meio ambiente. Além da estrutura padrão para gerenciamento de resíduos, o Ecoponto Quintal propõe: Diversão por meio de brinquedos sustentáveis; Curtição para toda a família, com o Espaço PET; Aprendizagem ambiental brincante por meio de painéis informativos; Contato com a natureza na área do lazer, com mesas e bancos. Todo o conceito do espaço está sendo elaborado para que o espaço possa ser aproveitado de forma segura, respeitando as regras de distanciamento e cuidados pessoais, como forma de prevenção ao coronavírus.

Sobre os ecopontos
Ao longo da parceria o município vem conseguindo estimular a reciclagem e o consumo consciente de materiais através da educação e da disponibilização de diversas formas para o descarte correto de resíduos, contando com uma rede de dez Ecopontos e mais de 40 Pontos de Entregas Voluntários (PEVs), que estão espalhados por toda a cidade.
Desde 2017, já foram entregues outros seis Ecopontos, que atendem diferentes regiões da cidade, disponibilizando à população, espaços adequados para o descarte correto de materiais diversos, que funcionam de segunda a sábado, das 7h40 às 16h e estão localizados nos seguintes endereços:

1. Ecoponto Jardim das Nações – Rua Argélia, 361;
2. Ecoponto Jardim Santa Cruz – Rua Rangel Pestana, 529;
3. Ecoponto Jardim São João – Rua Vaticano, 650;
4. Ecoponto Jardim Cidade – Rua Botucatu, 409;
5. Ecoponto São Pedro e São Paulo – Rua Estado do Rio Grande do Sul, 1303;
6. Ecoponto Jardim São Gabriel – Rua São Raimundo, 85;
7. Ecoponto Parque Rondon – Rua Domingos José da Cruz, 130;
8. Ecoponto Salto Ville – Rua Padre Carlos Corrêa Toledo Melo, 34;
9. Ecoponto Jardim Bandeirantes, Rua Eurico Gaspar Dutra, 100;
10. Ecoponto Jardim Santo Antônio, Rua Carlos Gomes, 492.

Para mais informações sobre os Ecopontos, ou em caso de dúvidas e sugestões, a população pode ligar para Linha da Limpeza CSO: 0800-940-3203.