Coronavírus: Sala Situação Multidisciplinar discute procedimentos para rede básica

Durante o encontro multidisciplinar da Sala Situação realizado nesta quarta-feira (18), entre os departamentos da Secretaria da Saúde e o Prefeito de Salto Geraldo discutiram sobre os procedimentos na rede básica para enfrentamento do coronavírus.
Uma série de medidas foram pontuadas durante o encontro, dentre elas a compra emergencial de máscaras e também álcool em gel. Devido à alta demanda, os produtos estão em falta no mercado. “Por se tratar de uma questão de saúde pública, estamos avaliando a melhor forma da aquisição para que os espaços de saúde do município não fiquem desabastecidos”, destacou o Chefe do Executivo.
A equipe também definiu que todas as unidades básicas e clínicas terão os auditórios reservados para o atendimento de quem procurar a Unidade apresentando sintomas característicos do coronavírus como febre, tosse e dificuldade para respirar. O mesmo deverá ser recomendado ao Hospital Municipal e o Hospital da Unimed.
“Este procedimento está sendo organizado pela Secretaria como uma medida que garanta o melhor encaminhamento do paciente dentre a unidade de saúde e também diminua o risco de transmissão é bastante alto, como as próprias autoridades de saúde têm se manifestado”, disse o secretário da Saúde, Fernando Amâncio, durante o encontro.
A intensificação da higienização dos veículos que realizam o transporte para pacientes em tratamento em outros municípios foi determinada pelo Prefeito Geraldo Garcia. “Este é um serviço que não pode parar e estamos reforçando a higiene, bem como orientando motoristas e passageiros de todos os cuidados”, destacou.
O encontro contou com a participação do secretário de Governo, Gilmar Mazetto e de Negócios Jurídicos, Otávio Roberto Maciel.