Contêineres de coleta em Salto passam por revitalização com foco educativo da população

Cidade, que é 100% conteinerizada, possui uma rede de mobiliários com mais de 3,6 mil unidades

A CSO Ambiental iniciou a revitalização dos contêineres destinados à coleta de resíduos orgânicos em Salto. Os trabalhos começaram em janeiro e prosseguem até junho, reunindo a manutenção, a limpeza e a troca dos contêineres, no caso de danificados, ou a ampliação do número de unidades, onde a concessionária tenha identificado o aumento da demanda.

Além disso, a CSO Ambiental está aplicando nova comunicação visual, com foco na orientação do cidadão, reunindo instruções relevantes sobre a utilização dos contêineres, além de QR-Code para acessarem mais informações, como sobre o funcionamento de toda a gestão de resíduos sólidos da cidade.

“Essa nova comunicação visual é muito útil, pois vem ao encontro e reforça o trabalho de educação ambiental realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e pelos agentes ambientais da CSO com toda a população”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Flavio Garcia.

A cidade de Salto é 100% conteinerizada e possui uma rede de mobiliários com mais de 3,6 mil unidades. Além da questão ambiental, a utilização de contêineres no serviço de coleta facilita a rotina do cidadão, que pode fazer o uso nos dias e horários que necessitar. Além disso, o container ajuda na manutenção da limpeza das ruas, deixando o lixo fora do alcance de animais e de bueiros.

Papel do cidadão

Regularmente, a CSO Ambiental faz a limpeza dos contêineres, que são distribuídos e alocados conforme o  planejamento de demandas, rotinas e logísticas. Nesse sentido, é importante que o cidadão colabore na preservação do equipamento público, evitando queimadas e até mesmo removê-lo do local delimitado pela concessionária.

Outra orientação importante é que os contêineres verdes são para coleta de lixo domiciliar, como restos de alimentos e papel higiênico. Para demais resíduos, como entulhos, móveis e materiais eletrônicos, a cidade conta com 11 Ecopontos (veja endereços abaixo), que funcionam de segunda a sábado, das 7h40 às 16h, além do Ecoponto Móvel, com agenda divulgada semanalmente nas redes da CSO Ambiental e da Prefeitura de Salto.

Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com a CSO Ambiental por meio da Linha da Limpeza no 0800 940 3203, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou acessar o site csoambiental.com.br. Existe, ainda, o contato da Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo (11) 4602-8551.

Endereços dos Ecopontos

• Ecoponto I – Jardim das Nações: Rua: Argélia, 361 – Jardim das Nações
  • Ecoponto II – Jardim Santa Cruz: Esquinas das ruas Rangel Pestana e Bernardo Pereira de Vasconcelos – Jardim Santa Cruz
  • Ecoponto III – Jardim São João: Endereço: Rua Vaticano, 650 – Jardim São João
  • Ecoponto IV – Jardim Cidade: Rua Botucatu, número 409 – Jardim Cidade.
  • Ecoponto V – São Pedro e São Paulo: Rua Estado do Rio Grande do Sul, nº 1303 – São Pedro e São Paulo
  • Ecoponto VI – São Gabriel: Rua São Raimundo, nº 85 – São Gabriel
  • Ecoponto VII – Rondon:Rua Domingos José da Cruz, nº 130 – Marechal Rondon
  • Ecoponto VIII – Salto Ville: Rua Padre Carlos Correia Toledo Mello, nº34 – Salto Ville