SEGURANÇA E GUARDA CIVIL MUNICIPAL


Estrutura da Segurança Pública do Município

A Guarda Municipal de Salto, é uma instituição, uniformizada e armada, e estruturada pela Lei Municipal n° 1048, 03 de julho de 1984.
De acordo com o inciso VIII do artigo 144 da Constituição Federal e a Lei Federal 13022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), tem como missão a proteção de bens, serviços e instalações públicas municipais, além da realização de patrulhamento preventivo e disciplinar, colaborando dessa forma com o Estado na manutenção da ordem e segurança pública. Possui ainda atribuições legais relativas a fiscalização de trânsito e meio ambiente. Atualmente a GCM conta com o seguinte efetivo: 120 guardas municipais masculinos, 19 guardas municipais femininos.

OS DESTACAMENTOS

OPERACIONAL: Patrulheiros que utilizam viatura padrão em atendimento à população podendo atuar a depender do serviço desempenhado em estabelecimentos públicos municipais, um patrulheiro, dupla ou ainda em grupo de patrulheiros, sempre com o intuito de atender a população com excelência.

ROMU: Composta por patrulheiros (as) que atuam ostensivamente em apoio as demais equipes.

CANIL: Composta por patrulheiros (as) que atuam preventivamente em apoio as demais equipes, utilizando cães treinados para o trabalho policial e social.

RONDA ESCOLAR: Patrulham preventivamente as escolas municipais.

AGENTES DE TRÂNSITO: Atuam na fiscalização e orientação no trânsito das vias públicas municipais, além de promover palestras para prevenção e conscientização para a sociedade.

PATRULHA AMBIENTAL: Patrulhar diuturnamente de modo ostensivo e preventivo as áreas rurais existentes no município, visando o policiamento comunitário junto aos moradores e produtores rurais, de interesse ambiental no município, em especial as ÁREAS de APP – Área de Proteção Permanente, existente ou que venha a existir mediante legislação federal, estadual ou municipal. Fiscalizar e vigiar as áreas de mananciais, fauna, flora e promover de forma autônoma em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, bem como em colaboração com órgãos de proteção ambiental, a identificação, detenção e autuações por infrações administrativas e apresentação de ocorrências ao órgão competente nos casos de crimes ambientais; Interagir com os agentes de proteção ambiental, proteger o meio ambiente, os bens de uso comum do povo e o patrimônio público municipal natural, por força do art. 255 da constituição federal.

Guarda Civil Municipal
Base administrativa – GCM
Endereço: Rua Fagundes Varela, 71 – Jd Três Marias – Salto/SP – CEP 13.320-530
Telefone: (11) 4029-5024 / (11) 4028-6666
E-mail: g.c.m@salto.sp.gov.br
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Base Operacional – GCM
Rua Fagundes Varela,71 – Jd Três Marias – Salto/SP – CEP 13.320-530
E-mail: g.c.m@salto.sp.gov.br

Corregedoria – GCM
Endereço: Avenida Tranquillo Gianini, 861 – Distrito Industrial – Salto/SP – CEP 13.329-600
Telefone: (11) 4602-8500
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.