Manutenção e limpeza de terrenos públicos e particulares acontecem em Salto

A Prefeitura de Salto por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a CSO Ambiental realiza atividades diárias de limpeza e manutenção em terrenos públicos do munícipio, seguindo cronograma, atendendo os bairros, praças, parques e adjacências.  “Cada novo serviço exige que a equipe seja realocada, de forma a atender às necessidades das localidades e com o aumento de chuvas, há áreas que demandam serviços de formas mais regulares”, declara o Secretário de Meio Ambiente César Piva.

Já a manutenção e limpeza dos terrenos particulares são de responsabilidade dos proprietários e possuidores das áreas, edificados ou não, localizados na cidade, segundo a Lei Municipal n.3480/2015, adotando a norma de mantê-los com menos de 30 cm de grama, com o intuito de evitar a proliferação de animais peçonhentos, causar doenças, gerar mal odor e gerar a poluição visual. E também é responsável por não permitir que tenha entulhos, lixos domésticos nos terrenos, inclusive sobras de poda ou roçagem.

Não é permitido o uso de espaços tanto públicos quanto particulares, para descartar materiais, como móveis antigos e eletrodomésticos, seja proposital ou acidental, usando do espaço como depósito de lixo e entulhos. Em caso de descartes destes materiais, deve-se dirigir até um dos sete Ecopontos disponíveis na cidade ou ligar na CSO Ambiental.

Para a limpeza, é vedado o uso de produtos químicos e queimadas, portanto o indicado é o roçamento “O roçamento é a forma mais eficaz e não agride o meio ambiente, deixando o terreno limpo e seguro”, conclui o Secretário.

Aos proprietários que não seguir as normas estabelecidas estão sujeitos a receber o auto de infração (multa) e caso não efetue a limpeza de forma adequada, pode ter o nome lançado no valor de dívida ativa.

Até este mês de outubro, foram advertidas e multadas 1683 pessoas, sendo 1333 advertências e 350 multas, com valores que variam entre R$125 a R$3100,00, conforme a metragem de cada terreno e mais de 30 denúncias realizadas na Ouvidoria da Prefeitura, constando irregularidades na manutenção dos terrenos particulares do munícipe.

Eco pontos:
– Ecoponto Jardim das Nações – Rua Argélia, 361;
– Ecoponto Jardim Santa Cruz – Rua Rangel Pestana, 529;
– Ecoponto Jardim São João – Rua Vaticano, 650;
– Ecoponto Jardim Cidade – Rua Botucatu, 409;
– Ecoponto São Pedro e São Paulo – Rua Estado do Rio Grande do Sul, 1303;
– Ecoponto Jardim São Gabriel – Rua São Raimundo, 85;
– Ecoponto Parque Residencial Rondon – Rua Domingos José da Cruz, 130.

Serviço
CSO Ambiental
Telefone: 0800-940-3203
Atendimento: 2º a 5º feira das 8h às 18h e 6º feira das 8h às 17h.

Comments are closed