Crianças aprendem sobre cidadania e direito ao voto

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Ação Social, realizou no dia 28/09, uma importante atividade de cidadania para adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), no Cras Santa Cruz. Durante o encontro, o tema “Direito ao Voto” ensinou diversos assuntos para as crianças, como a existência dos Três Poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, no Brasil.

Os demais assuntos explicaram sobre as votações deste ano 2018, por exemplo, que incluem Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual e uma breve explicação de cada função. Também que jovens a partir dos 16 anos podem votar e sobre a obrigatoriedade aos 18 anos.

Na ocasião, quatro vídeos sobre foram exibidos: “Eleição, o que é?”, “A importância do voto”, “O que é a urna eletrônica”. Depois as crianças simularam uma votação na urna virtual no site do Tribunal Regional Eleitoral.

Ao final, as crianças assistiram o vídeo da Turma do Cocoricó sobre eleições.

Para a Secretária da Ação Social, Cristiane Vitório, é importante criar desde cedo o dever da responsabilidade e mostrar para os futuros eleitores que é possível fazer política de forma séria, ética e responsável.

Comments are closed