Artesãos de Salto participam de Festival da Cultura Tradicional Paulista

Os artesãos saltenses Maria Ivanilda Amorim Mendonça e Manoel Ribeiro da Silva participam na próxima semana, do “Revelando São Paulo”, um projeto que promove a cultura popular tradicional paulista. O evento será realizado entre os dias 19 a 23 de setembro, em São Paulo e a participação dos artesãos conta com apoio da Secretaria de Cultura de Salto, que é responsável por fazer as inscrições dos interessados e além do apoio logístico para o transporte dos materiais e dos artesãos até a feira.

Na oportunidade, os artesãos apresentarão as peças na categoria artesanato tradicional que traz características e peculiaridades identificam o município e/ou sua região. São aquelas resultantes de interação social, dentro das relações familiares, entre amigos e/ou por outros integrantes da comunidade.

Ambos materiais dos artesãos saltenses foram contemplados para participar do festival neste ano devido às técnicas e materiais estarem de acordo com as especificações exigidas pela organização do evento.

Sobre os artesãos

Artesã: Maria Ivanilda Amorim Mendonça. Material: Renascença. Renda tramada entre o lacê, com fios de algodão, diretamente em toalhas, caminhos de mesa, blusas, guardanapos, lençóis, camisolas, etc. As rendas do tipo renascença são destaque pelo estilo de bordado feito exclusivamente à mão com traços marcantes, onde predomina um intrincado de código de nós, pontos e entrelaçados. A diversidade de pontos cria peças de rara beleza. Dependendo da peça, pode-se levar semanas, meses e até um ano. Essa atividade é passada de mãe para filha de gerações, delicadamente rendando e formando desenhos vazados muito finos, provocando leveza em tudo que está presente.

Artesão: Manoel Ribeiro da Silva. Material: Utensílios em Bambu Trançado – Cestaria. Através da técnica de trançar o bambu, o artesão cria diversos utensílios, como cestos, fruteiras, abajures, luminárias, moinhos dos ventos, etc, sendo um dos poucos na região que utiliza a técnica exclusiva de uso exclusivo de bambu para todo acabamento, sem uso de materiais industrializados.

Sobre o Festival

O Revelando São Paulo é um festival que tem a missão de expandir e manter a cultura popular tradicional paulista, reunindo várias cidades do Estado em um evento para mostrarem ao público a culinária, arte, artesanato, danças, folias, romarias, bonecos gigantes, religiosidade, cultura de grupos étnicos, entre outras.

Comments are closed