Semana da Luta da Pessoa com Deficiência inicia com roda de conversa no CEMUS IV

No próximo dia 21 de setembro celebra-se, nacionalmente, o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência. O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Salto, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania, planejou uma semana inteira para conscientização da importância dessa data.

Nesta segunda-feira (18), alguns representantes do CMPcD estiveram na abertura da Semana da Luta da Pessoa com Deficiência, com uma proveitosa Roda de Conversa no Centro de Educação Municipal – CEMUS IV, onde foram recebidos gentilmente pelo vice-diretor Alexandre dos Passos, por 10 salas de aulas, sendo mais de 120 alunos e toda equipe pedagógica.

A Diretora do Deptº de Direitos Humanos e conselheira Cecília Vicente Mezzalira da Rocha deu início ao bate-papo com as crianças falando sobre os diferentes tipos de deficiência, a importância da acessibilidade arquitetônica e comunicacional. A auxiliar administrativa do mesmo Deptº apresentou às crianças personagens protagonistas e heróis de quadrinhos e filmes de animação com deficiência e em seguida o presidente do CMPcD, Dr. Caíque Mazzer, a conselheira Gilselaine de Fátima Esquerdo e a conselheira Yasmin Fernandes contaram um pouco da sua história de vida, seus desafios, seu cotidiano e superação. Ao final, as crianças puderam fazer perguntas aos conselheiros.

“Foi uma manhã muito especial onde todos os presentes puderam refletir sobre a importância de se colocar no lugar do outro e do respeito ao próximo para termos uma sociedade realmente inclusiva”, disse  o presidente do CMPcD, Dr. Caíque Mazzer.

Palestra

Ainda na programação da Semana, sábado (23) acontece a palestra “Autismo Adulto em Foco”, com Yasmin Fernandes (estudante de Direito e autista), no CEC (Sala Paulo Freire), às 9h. O evento é gratuito e aberto a todos interessados.