Salto inaugura a sua Usina de Valorização de Resíduos

default

Com capacidade de triagem de mais de 100 toneladas por dia, a Usina de Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos de Salto marca mais um passo da cidade para ser um modelo na gestão dos resíduos sólidos e no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
A instalação foi inaugurada nesta terça-feira (11), na Avenida Tranquilo Giannini, 575, Distrito Industrial, Salto. O processo realizado na Usina consiste no tratamento mecânico dos resíduos de modo a possibilitar a separação dos materiais orgânicos e dos recicláveis que foram destinados na coleta domiciliar, garantindo que somente o rejeito vá parar no aterro sanitário, como disciplina a PNRS.
Todo o trabalho é realizado por meio de uma Parceria Público Privado (PPP), firmada entre a Prefeitura Municipal de Salto e a concessionária CSO Ambiental, que permite investimentos nos mais diversos campos para a limpeza, o manejo dos resíduos e a gestão da arborização urbana de forma a garantir a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos saltenses.
“Esta parceria tem sido fundamental para que Salto continue fazendo a lição de casa. A nossa cidade é referência ambiental, com resultados expressivos em todas as áreas da gestão do Meio Ambiente. A Usina entregue hoje é um marco não só no município, mas um exemplo regional com uma construção que engloba toda uma rede de equipamentos essenciais para o bom funcionamento dessa estrutura tão bem cuidada. Agradeço ao Secretário Marcos Penido pela atenção com a nossa cidade e pela oportunidade de mostrar tudo o que tem sido feito aqui”, destacou o Chefe do Executivo.
A cidade de Salto é a primeira do país a realizar, integralmente, a coleta domiciliar de resíduos com veículos 100% elétrico. Cada caminhão deixou de emitir mensalmente 14 toneladas de CO2, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, além de outros gases nocivos à saúde que podem causar doenças pulmonares e cardiovasculares.
Ao longo da parceria o município vem conseguindo estimular a reciclagem e o consumo consciente de materiais através da educação e da disponibilização de diversas formas para o descarte correto de resíduos, contando com uma rede de dez Ecopontos e mais de 40 Pontos de Entregas Voluntários (PEVs), que estão espalhados por toda região.

Juntos, Prefeitura e empresa desenvolvem ainda projetos de coleta diferenciada em feiras-livres, escolas e na área de saúde, fazendo com que o ciclo sustentável já seja uma realidade na Estância Turística de Salto. Resto de merenda escolar, podas de árvores e demais materiais orgânicos recolhidos são enviados para a compostagem, que retornam como adubo orgânico para o município e são utilizados em seus parques e jardins.
A cidade também valoriza os restos de materiais de Construção Civil, que são reaproveitados em obras para confecção de espaços de caminhadas, parques, áreas de praças, operação “tapa-buraco” e nas melhorias das estradas rurais e calçamento.
Todas essas ações fazem da nossa cidade uma referência nas questões ambientais, que garantiram no último ano, o 4º lugar em todo o Estado, no Programa Município Verde Azul; iniciativa que apoia e reconhece a eficiência da gestão e valorização da agenda ambiental nas cidades paulistas.
“Estou extremamente satisfeito com o que vi aqui em Salto, desde os caminhões elétricos, os ecopontos com o conceito de educação ambiental e destinação correta de resíduos. O trabalho desenvolvido aqui é a aplicação concreta da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Salto trabalha com respeito, responsabilidade e sustentabilidade, e é exemplo para o Estado de São Paulo e também para o Brasil, no manejo e gestão ambiental. Precisamos explorar todo o potencial de riqueza existente nos resíduos sólidos. As usinas aumentam o tempo de vida útil dos aterros e beneficiam toda a região na geração de emprego e renda. Um exemplo que deve ser expandido para todo o estado”, comemorou o secretário de Estado Marcos Penido.

Sobre a entrega da nova Usina de Valorização de Resíduos
Devido a pandemia, a inauguração da nova Usina de Valorização de Resíduos Sólidos foi realizada através de uma cerimônia virtual transmitida pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Salto e da CSO Ambiental.
A cerimônia foi conduzida pelo Prefeito Geraldo Garcia, acompanhado pelo Secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, de Ricardo Valente e João Paschoalini, sócios do Grupo Corpus Saneamento e Obras; Carlos Silva Filho, diretor presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe); Dra. Patrícia Iglecias, Diretora-Presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB São Paulo; Renata Nogueira de Araújo Lopes, da Agência Ambiental da Cetesb Jundiaí e do presidente da Câmara de Salto, Lafaiete Pinheiro dos Santos.
Dentre as autoridades presentes na cerimônia, estavam o secretário do Meio Ambiente de Salto, Ângelo César Turqui Piva, secretário de Governo Gilmar Mazetto, Tatiane Tedeschi, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) e dos vereadores: Álvaro Pacheco, Clodoaldo Martins de Oliveira, Divaldo Aparecido dos Santos (Garotinho), Ezequiel de Souza Damasceno (Kiel) e Luiz Carlos Batista.
Na oportunidade, o Secretário Estadual do Meio Ambiente, junto ao Prefeito, pode visitar o Parque das Lavras, para conhecer a Usina de Lavras e também o Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat.