Projeto Coleta Diferenciada deverá ser implantada nas Escolas Estaduais

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Educação e Meio Ambiente e em parceria com a empresa CSO Ambiental realizaram na manhã da última quarta-feira (14) uma reunião junto as diretoras e vice-diretora das escolas estaduais de Salto.

A reunião foi apresentada pelos representantes da CSO Ambiental, o gestor Luís Paulo Vargas e a coordenadora de Gestão Ambiental Mariane Matinelli Pintor, sendo possível conhecer o foco do projeto “Coleta Diferenciada nas Escolas”, que foi implantado neste ano nas unidades escolares da rede municipal da cidade e entender como acontecerá nas escolas estaduais.

“O Projeto Coleta Diferenciada nas Escolas busca a educação e conscientização ambiental dos alunos, com atividades dentro da sala de aula, mas também envolver a comunidade que está em torno desta escola”, garante Mariane Matinelli.

Para a implantação do projeto, a equipe da CSO Ambiental se dirige até a escola e junto aos alunos, desenvolvem atividades de conscientização e importância do descarte correto, além de explanar sobre como acontece as ações e assim os estudantes possam interagir com o projeto implantado.

O ponto de entrega voluntário conta com o contêiner de material reciclado na parte externa da escola e pontos internos de coleta de pilha e óleo, além da retirada diária de sobras do alimento gerado na merenda escolar, onde é transformado em compostagem que é usado em áreas públicas do município, como praças, jardins, hortas das escolas e entre outros espaços.

Para as escolas da rede estadual, a implantação do projeto Coleta diferenciada nas escolas tem previsão de início em 2019. “Desta forma, atendemos toda a comunidade, buscando sempre a conscientização do uso do material e a importância do descarte correto e de que forma esse impacto chega até nós”, garante a Coordenadora e ainda ressaltou durante a reunião que o projeto implantado na rede municipal no início deste ano de 2018 já coletou e destinou corretamente 46 toneladas de resíduos, sendo 33 de reciclados e 13 de material orgânico. “Podemos certificar que o Projeto em menos de um ano beneficiou tanto aos alunos, quanto a população da cidade, tirando dos aterros sanitários toneladas de lixo e transformando em material reutilizado e voltando para a sociedade de forma positiva”, orgulha-se os representantes da CSO Ambiental.