Premiação do Festival de Cinema Anselmo Duarte acontece em 21 de abril

A Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria de Cultura, realizará a premiação do 3° Festival Internacional de Cinema Anselmo Duarte (releitura em 90 segundos) em 21 de abril. 

O evento será na Sala Palma de Ouro (rua Prudente de Moraes, 580 ), a partir das 19h, e contará com a exibição do filme Vereda da Salvação, lançamento do livro História dos Cinemas, exibição dos curtas selecionados e cerimônia de premiação. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.   

A ideia  é selecionar e premiar filmes de 90 segundos que façam a releitura da filmografia de Anselmo Duarte (1920-2009). Pretende-se valorizar, difundir e motivar o debate público em torno da obra do cineasta, entremeando os diferentes momentos do cinema brasileiro. 

O festival contou com a participação de 16 concorrentes do Brasil e um dos Estados Unidos. O júri é presidido por Donny Correia, crítico de arte, poeta e professor-pesquisador. Mestre e doutor em Estética e História da Arte pela USP. Membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte). 

Outros quatro membros do júri são: Kléber Maziero (professor, músico e cineasta); Franthiesco Ballerini (professor, escritor e cineasta), Joyce Pais (jornalista e escritora) e Tico Barreto (cineasta e preparador de elenco).

Cronograma

19h – Exibição do filme – Vereda da Salvação;
19h30 – lançamento do livro História dos Cinemas na Terra de Anselmo Duarte (no foyer do teatro);
20h40 – Exibição dos filmes de 90 segundos selecionados no festival;
21h – cerimônia de premiação.

Edição de 2023 – da esquerda para direita – Breno da Silva F. Oliveira (3º colocado), Oséas Singh Jr (secretário de Cultura), Matheus Almeida (1° colocado), Laerte Sonsin (prefeito), Igor Ferreira Domingos (2° colocado).

Compartilhe esta notícia: