Prefeitura entrega área de lazer “Praça Álvaro Gosse”, no Jd. Arco Íris

A cerimônia foi marcada pela presença dos familiares do homenageado, autoridades e grande público

A Prefeitura de Salto entregou na última sexta-feira (21), mais uma área de lazer, desta vez no Jd. Arco Íris. O espaço de 4.000m2 passa a contar com quadra, palco, calçada, iluminação e paisagismo e homenageia o sr. Álvaro Gosse. A cerimônia foi marcada pela presença dos familiares e grande público presente.

O espaço foi entregue à população pelo Prefeito Geraldo Garcia, pelo presidente da Câmara Lafaiete Pinheiro dos Santos, e pelos vereadores: Álvaro Pacheco, Antonio Cordeiro dos Santos, Celso Charnoski (Alemão do Santa Cruz), Ezequiel de Souza Damasceno (Kiel), Luiz Carlos Batista, José Benedito de Carvalho (Macaia), Roberto Natalino Silveira e Vinícius Saudino de Moraes.

A área de lazer que está localizada entre as ruas Luís Brito de Almeida e Francisco de Paula Freire de Andrade, foi realizada com recursos próprios, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. O espaço, antes um terreno abandonado, ganhou vida com 280 metros de calçada para caminhada e postes com luminárias, para atender a população com mais segurança e também um quiosque.

A área de lazer ainda conta com amarelinhas, mesas com jogo de xadrez, bancos de concreto ao ar livre, 08 aparelhos de ginástica – para possibilitar atividades físicas e mais qualidade de vida aos moradores da região, 08 brinquedos como gira-gira, escorregador, balanço, gangorra, para maior diversão das crianças no playground, além de um pomar que os moradores locais cuidam e foi mantido no espaço.

Esta área de convivência da população conta com paisagismo com gramado, árvores e arbustos, além de duas quadras de esportes, sendo uma de areia com alambrado e tela de cobertura e outra aberta.

Na oportunidade, o Prefeito Geraldo Garcia destacou que espaços de convivência como este são um dos mais pedidos pela população. “As áreas de lazer da cidade são espaços sempre pedidos pelos moradores.estas áreas trazem as famílias, proporcionam lazer e qualidade de vida. É extremamente gratificante poder entregar espaços assim, de convívio, e principalmente com equipamentos para crianças e toda família”, destacou o Chefe do Executivo.

Durante o seu pronunciamento, o Prefeito parabenizou a Câmara pela homenagem ao espaço que leva o nome de Praça Álvaro Gosse, morador ilustre do bairro que muito fez pela comunidade em vida. “Não havia homenageado melhor para esta área de lazer, que também foi um pedido do Seu Álvaro. Figura ilustre que hoje, aqui representado por toda família, está sendo reconhecido por todo trabalho em prol do Jd. Santa Cruz e toda essa região”, finalizou.

O secretário interino de Obras e Serviços Públicos, Vital Fhroner, o presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santos, o vereador José Benedito de Carvalho (Macaia) e familiares do sr. Álvaro Gosse também fizeram uso da palavra durante a cerimônia. A solenidade também foi prestigiada pelos secretários de Governo, Gilmar Mazetto, do Meio Ambiente, Ângelo César Turqui Piva, do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Eron Zotelli Coelho, de Esportes e Lazer, Eliano Apolinário de Paula, de Finanças, Hamilton Lorençatto, da Educação, Fernanda Barbutto, da Ação Social e Cidadania, José Carlos Grigoletto, da Administração, Monique Vidal Neves, de Negócios Jurídicos, Otávio Roberto Maciel, do Desenvolvimento Urbano, Sérgio Baldi, da Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos.

Sobre o homenageado

Álvaro Gosse, homenageado do espaço, era morador do Jd. Santa Cruz. Foi líder comunitário e membro assíduo da comunidade católica, sendo um dos fundadores do grupo de ajuda voluntária da Pastoral do Quilo.

Sr. Álvaro nasceu em Saltinho / SP, em 1950 e teve 14 irmãos. Mudou-se para Salto nos anos de 1960 e com 21 anos, casou-se com Maria José Gosse, com quem teve oito filhos, 23 netos e cinco bisnetos.

Na vida profissional, atuou nas empresas Eucatex, Emas, Sivat e depois de aposentado, foi cobrador de ônibus da Auto Ônibus Nardelli. No entanto, a sua atuação principal foi como voluntário em ações sociais. Durante anos escreveu na coluna “Secretária Eletrônica” do Jornal Taperá.

Foi uma pessoa carismática, de grandes amizades. Em 30 de julho de 2019, faleceu de forma repentina, deixando saudades em todos que o conhecia.