PREFEITURA DE SALTO RECEBE MINICOMPUTADORES EM PARCERIA DO IFSP COM A RECEITA FEDERAL

A Prefeitura de Salto foi contemplada nesta terça-feira, 17 de maio, com 120 minicomputadores. Os equipamentos eram originalmente aparelhos de TV Box irregulares que foram apreendidos pela Receita Federal e transformados em minicomputadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Salto.

A entrega dos equipamentos ocorreu nas dependências do IFSP – Salto. Também foram beneficiadas as cidades de Indaiatuba, Itu e Porto Feliz.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Salto, Edemilson Santos, do diretor do IFSP – Campus Salto, Edilson Aparecido Bueno, do pró-reitor de Pesquisa do IFSP, Adalton Malasu Azaki, do delegado da Receita Federal em Sorocaba, Ari José Brandão Junior, entre outras autoridades.

De acordo com o delegado da Receita Federal em Sorocaba, os aparelhos apreendidos de TV Box eram importados de forma irregular e adulterados para realizar a pirataria de canais pagos, filmes e outros conteúdos restritos. Os alunos do IFSP fizeram a transformação dos aparelhos em minicomputadores. “O software que dá acesso ilegal aos satélites foi removido e o aparelho bloqueado para que não possa mais ser utilizado para essa finalidade. O equipamento foi reconfigurado para funcionar como um minicomputador, com sistema operacional e softwares de educação gratuitos. Após esse processo, os aparelhos passaram por teste da equipe da Receita Federal para assegurar que não possam mais retornar ao mercado na forma de receptores de TV Box”, explicou Ari José Brandão Junior.

“A transformação dos equipamentos em minicomputadores possibilita a destinação sustentável dos aparelhos irregulares, que são revertidos em benefício da sociedade, auxiliando na aprendizagem de alunos da rede pública. O processo de descaracterização também é um aprendizado para os estudantes das instituições de ensino superior que convertem os aparelhos, incentivando a pesquisa e a extensão”, enfatizou Edilson Aparecido Bueno, diretor do IFSP de Salto.

O vice-prefeito de Salto agradeceu a doação e ressaltou que os equipamentos serão utilizados em três secretarias. “Quero agradecer o IFSP e enaltecer também os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos, no processo de descaracterização dos equipamentos. Esses microcomputadores serão, além da Educação, disponibilizados também na Assistência Social para serem utilizados no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Secretaria de Cultura”, finalizou o vice-prefeito de Salto, Edemilson Santos.