ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA É ABORDADO EM ESCOLAS DA CIDADE

No dia 09 de junho, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa esteve presente na escola municipal CEMUS IV e na Escola Estadual Prof. Paula Santos, para uma roda de conversa com aproximadamente 250 alunos, seus professores e equipe gestora, numa das ações da campanha de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa – com vistas ao dia 15 de junho (Dia Nacional de Luta Contra a Violência da Pessoa Idosa), com distribuição de folders informativos.

Na ocasião, os conselheiros falaram um pouco do Conselho, de sua atuação na defesa dos direitos da pessoa idosa, conversaram com os alunos sobre o processo de envelhecimento saudável, sobre a valorização da pessoa idosa e a importância dos vínculos afetivos intergeracionais, além de falarem sobre os tipos de violência (física, psicológica, abandono, negligência, financeira/patrimonial e autonegligência). Também explicaram onde denunciar, quais os canais e meios de denúncia.

“Foi muito gratificante ver a participação ativa das crianças e adolescentes, que identificaram essas situações no seu entorno, mas principalmente, nos trouxeram esperança na construção de uma sociedade mais justa e solidária para todas as idades, pelo olhar transformador de cada um deles. A proteção ao envelhecimento é um direito social que deve ser respeitado e a defesa dos direitos das pessoas idosas é um dever de todos nós!”, destacou Cecília Vicente Mezzalira da Rocha, gestora dos conselhos municipais de Salto.