ECOPONTO MÓVEL RECOLHEU MAIS DE 30 TONELADAS DE RESÍDUOS

Desde o mês de agosto, a Prefeitura de Salto implantou o Ecoponto Móvel, pontos de descarte gratuitos e ecologicamente corretos que têm se tornado significativo para a reorganização dos resíduos em áreas urbanas, contribuindo para a qualidade ambiental e assumindo papel fundamental na sustentabilidade urbana. Os resultados obtidos foram extremamente positivos. Em pouco mais de quatro meses, o serviço passou por oito bairros da cidade (Salto de São José, Celani, Bom Retiro, Marília, Planalto, Maria José, Icaraí e Laguna). O total de resíduos retirados atingiu 31,4 toneladas, com 291 pessoas tendo acesso ao Ecoponto Móvel.

”Se analisarmos em termos de viabilidade socioambiental, vemos que os Ecopontos vêm se ascendendo como um parâmetro de apoio na disposição correta dos resíduos nas áreas urbanas e cabe a nós, como comunidade, usufruirmos de tais espaços com responsabilidade e comprometimento ambiental. O descarte correto mantém a cidade limpa e livre de insetos transmissores de doenças, como o mosquito aedes aegypt, causador da dengue, da zika e da chikungunya, enquanto o descarte em locais errados potencializa a proliferação de mosquitos e o surgimento de doenças”, relata o prefeito Laerte Sonsin.

Os objetivos principais destes pontos ecologicamente corretos e estratégicos são reduzir os impactos ambientais e se precaver quanto à proliferação de animais vetores, devido ao acúmulo de materiais descartados em áreas e terrenos públicos, promovendo a conscientização da população quanto à importância da separação de materiais recicláveis ou em desuso.

A ação terá prosseguimento no ano de 2022.

Importante destacar que a Secretaria do Meio Ambiente possui ainda 11 Ecopontos fixos distribuídos pelos seguintes bairros: Jardim das Nações (Rua Argélia, 361); Jardim Santa Cruz (Esquinas das ruas Rangel Pestana e Bernardo Pereira de Vasconcelos), Jardim São João (Rua Vaticano, 650), Jardim Cidade (Rua Botucatu, 409), São Pedro e São Paulo (Rua Estado do Rio Grande do Sul, 1303), São Gabriel (Rua São Raimundo, 85), Rondon (Rua Domingos José da Cruz, 130), Salto Ville (Rua Padre Carlos Correia Toledo Mello, 34) e Jardim Bandeirantes (Rua Eurico Gaspar Dutra, 100).