Departamento de Zoonoses de Salto realiza castração de 200 animais

O controle populacional, por meio da castração, fomenta a guarda responsável e evita doenças

Na última sexta-feira, 22 de janeiro, o setor de Zoonoses da Prefeitura da Estância Turística de Salto promoveu mais um mutirão de castração. A ação foi realizada pela empresa conveniada ao município, em uma unidade móvel de atendimento, sendo supervisionada pela veterinária responsável, Luciana Soares, e acompanhada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Para essa primeira ação do ano foi realizado atendimento prioritário, com o objetivo de responder a uma demanda de 2020, sendo obedecidos os seguintes critérios: pessoas cadastradas em programas sociais, pessoas com necessidades especiais, animais filhotes que foram encaminhados a ONGs e a protetores independentes que forneceram lar temporário, e animais sem raça definida. “O controle populacional, por meio da castração, é uma das ações que fomentam a guarda responsável de animais e tem objetivo de evitar crias indesejadas, diminuindo assim o abandono e os maus tratos, e prevenindo o desenvolvimento de doenças”, salientou a veterinária Luciana.

No total 200 animais foram castrados, sendo 100 gatos – fêmeas e machos, e 100 cães – 60 fêmeas e 40 machos.