COMO PROCEDER NO RESGATE DE ABELHAS SEM FERRÃO

Se você encontrar um enxame de abelhas em sua residência e não souber o que fazer, fique atento as informações abaixo e passe adiante este aprendizado:

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) desenvolve o Projeto de Resgate e Conservação da Biodiversidade das Abelhas Nativas – sem ferrão.

As abelhas nativas são essenciais para a polinização de algumas culturas usadas na alimentação humana. Com a polinização, as abelhas sem ferrão também possuem um papel estratégico na reconstituição de florestas tropicais e conservação de remanescentes florestais. Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, a cidade de Salto tem 3,64% de vegetação nativa.

Este projeto prevê o levantamento contínuo, conservação e resgate de colônias de abelhas nativas, com posterior encaminhamento para locais seguros permitindo a recuperação dos enxames em colmeias racionais ou em alguns casos deixados no próprio local quando constatado pelo técnico e apicultor que o enxame não corre risco.

Tal ação é realizada quando as abelhas estão sob risco de morte ou em locais que podem colocar os enxames em risco, tanto em virtude da queda de árvores quanto da remoção de exemplares senescentes, ou áreas de moradia e passagem humana e/ou desapropriação por construção civil, obras públicas, atrativos turísticos.

Assim, o munícipe que encontrar um enxame de abelhas sem ferrão deve abrir um chamado via Ouvidoria da Prefeitura de Salto nos seguintes contatos: WhatsApp – 4602-8514 / Telefone – 4602-8510 / Aplicativo – eOuve e/ou no próprio site da Prefeitura (www.salto.sp.gov.br) para que um técnico possa fazer a avaliação e definir qual ação em prol das abelhas será realizada.