A IMPORTÂNCIA DE SALVAGUARDAR A BIODIVERSIDADE

A biodiversidade é o conjunto de todos os seres vivos existentes no planeta, o que inclui todas as plantas, animais e microrganismos. E é justamente essa variedade e a interação entre as diferentes espécies que torna nosso planeta tão especial. O ar que respiramos, os alimentos que comemos, a energia elétrica que usamos e todos os materiais que precisamos, são resultados da interligação da biodiversidade. Sem as plantas, por exemplo, não teríamos oxigênio. Sem as abelhas e outros insetos, não teríamos colheitas e não teríamos comida. Sem os fungos, não teríamos nem a decomposição nem a reciclagem das matérias.

Mas, infelizmente, todo esse equilíbrio biológico é colocado em risco, pois uma boa parte de todas as espécies de animais e vegetais do mundo estão ameaçadas de extinção e, a maior parte disso, devido a ação humana.

Pensando nisso, a Prefeitura da Estância Turística de Salto vem desenvolvendo ações de educação ambiental no município, visando a conscientização da população sobre salvaguarda da biodiversidade. Essas ações fazem parte do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que é um programa criado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, cujo objetivo é orientar, capacitar, medir e apoiar as Prefeituras do Estado de São Paulo.

Em Salto, as ações já estão acontecendo, desde o ano passado, com informações e orientações ao público formal e não formal. Na escola Municipal Cemus III – “Professor João Batista Cezar”, por exemplo, foi realizada uma palestra em outubro de 2021 sobre a importância da salvaguarda da biodiversidade e sobre animais peçonhentos para crianças de 6 a 8 anos.

Já para o público não formal, neste ano, foi realizada uma palestra com o tema “A importância da Salvaguarda da Biodiversidade”, pelo biólogo Leandro Martoni (Departamento de Zoonoses) na empresa BIMPER – Quadros Decorativos. Na ocasião, o biólogo ensinou como proceder ao encontrar animais peçonhentos e sobre a importância da preservação e proteção destes animais e da biodiversidade para o equilíbrio da vida no planeta. Leandro levou uma cobra, da espécie jararaca, para uma melhor visualização e entendimento de como proceder nesses casos. Ele reforçou que não se deve tentar pegar ou matar esses animais, e que se possível ligar imediatamente ao setor de Zoonoses de Salto, através do telefone (11) 4029-4212. Lembrando que o Setor de Zoonoses do município está localizado na Rua Floriano Peixoto, 1132, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.