Cerimônia abre as atividades da Semana da Consciência Negra em Salto

Uma cerimônia solene, realizada nesta quinta-feira (8) na Sala Giuseppe Verdi – Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”, deu início às atividades realizadas neste ano pela Prefeitura de Salto, na Semana da Consciência Negra.

O seminário realizado, discutiu a importância do ambiente educacional no enfrentamento frente aos desafios apresentados no decorrer deste ano nas questões do preconceito e do racismo; com as palestras:  “Racismo na Infância” – ministrada pela psicóloga Marleide Soares Pereira de Oliveira e “ Discursos ideológicos sobre racismo: elementos quase invisíveis a olho nu! ”, ministrada pelo Professor Doutor Leonardo Borges da Cruz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Na oportunidade, o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, destacou a importância de discutir um tema tão importante na nossa sociedade.

Até 20 de novembro, a programação promovida pelas Secretarias da Cultura e da Ação Social e Cidadania e do Conselho Municipal de Participação e Igualdade Racial (Compir), é aberta à população e inclui saraus, vídeos e apresentações artísticas.

Além disso, nos Cras do município, durante todo o mês de novembro, haverá contação de histórias infantis com a temática afro.

Confira a programação

14/11 – 19h – Encontro “Olhares”
Exibição do vídeo making of “O Alabe de Jerusalém” e apresentação do Coral Vozes Afro.
Local: Auditório Paulo Freire – Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte”

16/11 – 20h – Sarau Cultura Afro
Apresentações artísticas, oficina de turbantes, Coral Vozes Afro, espetáculo Cia. Faces Ocultas, desfile com o Grupo Nyota, entre outros.
Local: Sala Giuseppe Verdi – Museu da Cidade Salto “Ettore Liberalesso”

18/11 – 20h – Concurso de Beleza Negra – Zumbi e Dandara
Tradicional concurso que elegerá os mais belos afrodescendentes da região.
Local: Sala Palma de Ouro – Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte”

18/11 – 20h – Homenagem Cultural
Reconhecimento aos artistas que se destacaram e venceram os principais concursos de música, teatro e moda em nossa cidade neste ano.
Local: Sala Palma de Ouro – Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte”

20/11 – 16h – Fonte do Samba
Show de samba e pagode encerrando as ações da Semana da Consciência Negra.
Local: Praça XV de Novembro

Comments are closed