Evento comemorativo aos 50 anos do Cemus I acontece neste final de semana

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Educação, comemora neste sábado (10), das 8h às 12h, os 50 anos de funcionamento da unidade escolar do Cemus I –  “Professor João Batista Dalla Vecchia”, junto ao encerramento do Projeto Unificado da Rede. A escola foi inaugurada na gestão do Prefeito Joseano Costa Pinto em 1968, com o nome Parque Infantil e Escola e na década de 80, passou a ser Cemus I.

Na oportunidade serão realizadas homenagens aos familiares do patrono “Professor João Batista Dalla Vecchia” e aos funcionários e professores que trabalharam e ainda trabalham na escola, além da apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos durante o ano letivo, com o tema “O mundo na arte e arte no mundo”. Os trabalhos fazem parte da grade curricular de todos os alunos da rede municipal de ensino da cidade.

“É muito gratificante valorizar os 50 anos desta escola, que tem um patrono de grande importância para Salto, que se desenvolveu nas áreas de educação, política e cultural e agregou valores estimáveis a todos nós, além de apreciar os trabalhos realizados pelos alunos sobre um tema tão relevante”, garante o Prefeito Geraldo Garcia.

O evento ainda contará com área de alimentação, com venda de pastel e refrigerante e é aberto ao público.

Exposição
A exposição ao “Professor João Batista Dalla Vecchia” realiza uma homenagem especial no domingo (11), às 10h no Museu “Ettore Liberalesso”, com apresentação musical da Banda Gomes Verdi e Coral Italiano Vitta Bella.

O homenageado João Baptista Dalla Vecchia nasceu em Itu (SP), em 1896 e foi professor na escola Anita Garibaldi por 37 anos, mas antes ingressou na indústria Brasital e onde trabalhou até 1931. Nesse ano, recebeu um convite para lecionar na mencionada escola, que era mantida pela empresa, de início Dalla Vecchia centralizava todas as funções: era diretor, professor, secretário e bedel.

Por muitos anos foi também músico da Corporação Musical Giuseppe Verdi, sendo, ainda, um dos fundadores e regentes da União Musical Gomes-Verdi, que surgiu em 1939.

O evento tem organização do Instituto de Estudos Vale do Tietê (Inevat) e apoio da Prefeitura de Salto e Secretaria da Cultura.

Serviço
Museu da cidade de Salto – Ettore Liberalesso
Exposição – Homenagem especial ao Professor João Batista Dalla Vecchia
Dia 11 de novembro, às 10h
End: R. José Galvão. 104, Centro
Info: (11) 4029-3473

Comments are closed