População saltense terá ampla programação em atenção ao Outubro Rosa

Campanhas serão reforçadas neste mês para conscientizar as mulheres da importância da prevenção e diagnóstico precoce para prevenir e controlar o câncer

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, preparou diversas ações em homenagem a Campanha Outubro Rosa – Todos na Luta Contra o Câncer de Mama. Para o dia 27/10, às 8h30, será realizada a Caminhada Salto com a concentração no Calçadão da Praça XV de Novembro com a chegada prevista no Pavilhão das Artes, num percurso de cerca de 1,100km percorrendo a Avenida D. Pedro e Rua 9 de Julho.

Serão doadas 1000 camisetas rosas, basta trazer um quilo de alimento e fazer a troca. Os alimentos destinados a Casa de Belém e Funssol de Salto. Para as crianças que participarem do evento a animação contará com palhaço, distribuição de pipoca e algodão doce. São parceiros dessa caminhada: ONCO Itu – Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia, Mestieri Clínica e Primeira- Feira e Lojas Cem que patrocinou a confecção das camisetas.

A Secretaria também vai apresentar durante este mês, a instalação de filtros coloridos nos holofotes da Ponte Estaiada, no Monumento Santa, nos prédios municipais, Secretaria de Saúde e sede da Prefeitura. Toda decoração em alusão à campanha Outubro Rosa gentilmente cedida pela ONCO Itu.

Atendimentos na rede

A Secretaria de Saúde, atendeu no último quadrimestre 1019 mulheres para realização da mamografia. Houve registro de 186 faltas em agendamentos.
No mês de maio foram atendidos 267 agendamentos e registradas 34 faltas.
No mês de junho foram atendidos 237 agendamentos e registradas 62 faltas.
No mês de julho foram atendidos 213 agendamentos e registradas 87 faltas.
No mês de agosto foram atendidos 302 agendamentos e registradas 03 faltas.

Ações educativas nas Unidades de saúde de Salto

Nas unidades de saúde serão realizadas ações educativas com enfoque no diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de mama. Também será oferecido um café para as participantes.

“Prevenir é o caminho”. Destaque para o Mutirão de Papanicolau.

– Posto do Saúde Donalísio – 10/10 às 9h
– Clínica São Gabriel – 18/10 às 9h
– Clínica Cecap – 19/10 às 8h
– Centro de Saúde II – 19/10 às 8h
– Clínica Santa Cruz – 20/10 às 8h, Multirão de Coleta de Papanicolau
– Centro Integrado de Saúde da Mulher – 23/10 às 8h
– UBS Salto de São José – 24/10 às 13h
– Clínica Nações – dia 25/10 às 14h
– Clínica Saltense – 25/10 ás 13h
– Clínica Bela Vista – 25/10 às 8h

Sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. As mulheres precisam estar atentas a qualquer alteração suspeita na mama e, caso notem algo de diferente, devem procurar o serviço de saúde para investigação diagnóstica. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, a estimativa para 2018 é de 59.700 novos casos de câncer de mama.

Comments are closed